17 de jul. de 2011

Listas do Rock #1: Grunge

Para começar essa série de posts eu decidi começar com assuntos que eu estou mais familiarizado, então nada melhor que começar com o Grunge, estilo que me apresentou ao rock.

O Grunge (também chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock que nasceu em Seattle e é caracterizado por sua apatia e revolta presentes em suas letras. No que tange à sonoridade, o Grunge (à grosso modo) é uma mistura de Hardcore com Heavy Metal e o Rock Alternativo dos anos 80/90 (Sonic Youth, Dinossaur Jr. e Pixies por exemplo). O Grunge fez sucesso de 1991 com o lançamento de Nevermind do Nirvana, até 1994 com a morte de Kurt Cobain (vocalista do Nirvana). Mas sua influência pode ser encontrada até hoje em bandas pós-grunge como Foo Fighters, Bush e Nickelback (na minha opinião a melhor é o Foo Fghters, geralmente as bandas de Pós-Grunge não são muito boas, são pop demais).

Bom, então vamos à lista de 5 álbuns de Grunge que se destacam na minha opinião:

1.Ten-Pearl Jam

País:EUA
Lançamento:27 de agosto de 1991
Destaques:"Even Flow", "Alive", "Jeremy" e a romântica "Black".









É a obra prima do Pearl Jam. Na minha opinião, o melhor álbum da banda. O vocal grave de Eddie Vedder foi um dos mais imitados (se não foi o mais imitado) da era Grunge. Os arranjos desse álbum são muito bons, principalmente a guitarra. O vocal de Vedder é, na minha opinião, o melhor do Grunge sendo um dos pontos altos das músicas. Além disso esse álbum é um sinônimo de Grunge, juntamente com Nevermind (Nirvana). Pra quem gosta de rock, esse disco é um prato cheio.



2.Dirt-Alice In Chains

País: EUA
Lançamento:29 de setembro de 1992
Destaques:"Them Bones", "Dirt" e "Would?".










É o disco mais "metal" do Grunge. O ponto alto do álbum, com certeza são os riffs de guitarra que são muito bem bolados. O Alice In Chains também abusa do alternativo (motivo pelo qual muita gente não gosta da banda) e esse álbum não é diferente. Mas é um alternativo que não é ruim (ao contrário do de hoje em dia) e sabe mesclar bem o metal com o heavy metal.



3.As Good As Dead-Local H

País:EUA
Lançamento:16 de abril de 1996
Destaques:"Bound for the Floor" (a melhor deles), "High-Fiving MF" e "Fritz's Corner".









Eu sou um admirador dessa banda. Principalmente dos primeiros álbuns, que tem uma sonoridade mais grunge. Já esse álbum é tudo o que se espera de um álbum de grunge. Tá tudo lá: a guitarra distorcida, a fórmula lento-rápido-lento (típica do grunge), os vocais gritados... Acho que é isso que faz desse álbum um dos melhores do grunge, apesar de não ser tão conhecido: ele sintetiza o que é o grunge e tem mais bom humor que a maioria das bandas de grunge.



4.Core-Stone Temple Pilots

País:EUA
Lançamento:29 de setembro de 1992
Destaques:"Sex Type Thing" e "Plush"










O álbum de estreia do Stone Temple Pilots, é também um dos mais conhecidos do grunge. A voz do vocalista, Scott Weiland lembra a de Eddie Vedder, e as músicas do STP também são parecidas com a do Pearl Jam. Porém, a banda consegue se diferenciar do Pearl Jam pelo maior experimentalismo em suas música.



5.Nevermind-Nirvana

País:EUA
Lançamento:24 de setembro de 1991
Destaques:"Smells Like Teen Spirit" (claro!), "Come As You Are", "Lithium" e "Drain You".









O álbum que alçou o grunge ao sucesso, é também um dos melhores álbuns de grunge já feitos. Esse álbum definiu muito o grunge. Os vocais gritados e a fórmula lento-rápido que eu citei no álbum do Local H começou com esse álbum do Nirvana. A sonoridade do Nirvana amadureceu muito depois de Bleach (1° album do Nirvana) e Nevermind acabou sendo a concretização desse amadurecimento com uma polidez melhor nas músicas. Enfim, só ouvindo para entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário