6 de mai. de 2012

Jack White - Blunderbuss (2012)

Jack White impressiona em um álbum que mistura as raízes do rock ao blues e até uma pitadinha (bem de leve) de rap.




Jack White tornou-se conhecido pelos riffs poderosos (e um tanto quanto excêntricos) do White Stripes, que arrebanhou fãs tanto de rock alternativo e indie (pela seu experimentalismo escancarado), quanto de rock mais tradicional (pela sua pegada blues). Também tornou-se conhecido pelos vários projetos paralelos ao White Stripes, como o Raconteurs, Dead Wheater e até mesmo a ótima música de abertura do filme 007 Quantum Of Solace: o dueto com a cantora pop Alicia Keys em Another Way To Die, que mostram a versatilidade e o talento de Jack White, que mesmo fazendo tantos trabalhos distintos, consegue mantê-los coesos e com identidade própria.

Em Blunderbuss (2012) não é diferente. Jack White toma o blues e o rock como base para fazer história. Em seu mais novo álbum, White alterna riffs de guitarra à garage rock dos anos 60/70 com belas melodias em piano. O rock visceral de Sixteen Saltlines é de deixar qualquer fã do já citado garage rock empolgado com sua guitarra suja e ritmo contagiante. Do lado mais agitado (e com mais pegada rock) do álbum, vale a pena destacar Freedom At 21, I'm Shakin' e Trash Tongue Talker. Já na parte mais calma, os destaques vão para Love Interruption, Blunderbuss (que tem um quê de música country, o que, nesse caso, não é nada ruim) e a bela Hypocritical Kiss.

O experimentalismo desse álbum é extremamente de bom gosto e muito bem dosado para formar um álbum coeso (o contrário do que acontece com a maioria das bandas que usam do experimentalismo em suas músicas), nem de longe vemos excessos que comprometem as músicas. Ao contrário, tudo se funde bem e colabora para o clima. Por exemplo, as linhas country de Blunderbuss (a música), amplificam o "clima de interior" da música e o estilo falado de cantar parecido com o que os rappers fazem combinam perfeitamente com clima de Freedom At 21.

Blunderbuss é uma das grandes surpresas do ano, com certeza um dos melhores álbuns lançados até agora. Merecidamente estreou em 1° na parada musical mais famosa dos EUA, a Billboard 200 (ao contrário da maioria do álbuns que consegue isso hoje em dia). Enfim, Blunderbuss mostra que o rock está muito longe de estar morto como muitos pensam e que ele está se reinventando, apesar da mesmice do rock alternativo e indie de hoje em dia.



Lista de Músicas:


1. Missing Pieces
2. Sixteen Saltlines
3. Freedom At 21
4. Love Interruption
5. Blunderbuss
6. Hypocritical Kiss
7. Weep Themselves To Sleep
8. I'm Shakin' (Rudy Toombs)
9. Thrash Tongue Talk
10. Hip (Eponymous) Poor Boy
11. I Guess I Should Go To Sleep
12. On And On And On
13. Take Me Whith You When You Go

Todas as músicas compostas por Jack White, exceto quando indicado.

Nota: 10,0

Nenhum comentário:

Postar um comentário